2018
Ambulancia para eventos
Aglomeração de pessoas exigem ambulância para evento e equipe especializada para garantir a segurança da ocasião.
Grandes eventos são sempre marcados pelo alto número de participantes, centenas ou milhares de pessoas reunidas em um mesmo espaço, o que oferece prestígio à ocasião, ao mesmo tempo em que sinaliza uma necessidade vital em torno de sua segurança: a necessidade de ambulância para evento.
Pela documentação, que vale para atividades com ou sem fins lucrativos, em espaços públicos ou privados, o não cumprimento das regras implicaram em advertência e, no caso de reincidência, cassação do alvará de funcionamento e impedimento por até um ano da obtenção de alvará das organizações promotoras do evento.
Por que contratar ambulância para evento?
Porque oferecer ambulância para evento e atendimento médico adequado aos participantes é garantia de tranquilidade e conformidade com a Lei.
Para os eventos esportivos, conforme o Estatuto do Torcedor, para cada 10 mil torcedores, o clube mandante deve dispor de uma ambulância para evento tipo UTI móvel composta por 1 médico intervencionista e 2 enfermeiros assistenciais e 1 condutor de veículo de emergência, sendo válido para atividades com ou sem fins lucrativos, em espaços públicos ou privados. (Obrigatoriedade Ambulância em Eventos Esportivos)
O Conselho Regional de Medicina determinou para o atendimento de emergência em eventos que toda e qualquer entidade que estiver organizando eventos que precisem de assistência médica, devem fazer sua inscrição no CRM, informando o diretor técnico médico e o corpo clínico responsável pelos possíveis atendimentos.
O não cumprimento das regras implica em advertência e, no caso de reincidência, cassação do alvará de funcionamento e impedimento por até um ano da obtenção de alvará das organizações promotoras do evento.
Muito mais do que ter ambulância para evento, é preciso que a empresa contratada esteja presente com estrutura altamente qualificada e equipe especialista, para garantir atendimentos imediatos e assertivos, evitando que a situação seja agravada, em um momento em que sabemos que agilidade e eficácia podem ser vitais.
Qual a importância de contratar uma ambulância para evento?
Sempre que há uma aglomeração de pessoas, pressupõem-se diversas situações de risco para os organizadores, como acidentes envolvendo os frequentadores ou pessoas passando mal no local por vários fatores, o que gera a necessidade de atendimentos imediatos para que a situação não seja agravada.
Quanto maior o evento, maiores as chances de mal súbitos, infartos, AVCs, traumas, lesões e outras ocorrências, afinal, emergências médicas não tem dia nem local para acontecer.
Um dos pontos primordiais é assegurar assistência para todos os tipos de imprevistos. A contratação de um serviço de ambulância no evento vai assegurar o atendimento das urgências e emergências médicas a qualquer pessoa que esteja no local, seja por motivo de acidente ou qualquer outra necessidade, garantindo tranquilidade e conformidade com a Lei.
Um evento responsável oferece confiança e tranquilidade para que os participantes usufruam apenas dos melhores momentos. Dessa forma, seu trabalho será visto como referência de profissionalismo.
Como proceder em caso de emergências?
O primeiro (e talvez mais difícil) passo é: manter a calma, tanto para buscar ajuda especializada quanto para passar tranquilidade ao paciente ou vítima. O principal é evitar que uma emergência se transforme em um dano mais grave.
Acione imediatamente a equipe de saúde do serviço de ambulância contratado. Lembre-se que são profissionais treinados para agir em qualquer situações de emergências e irão tomar a frente da situação.
O importante, para o público, é saber que existe uma estrutura de atendimento médico que ofereça tranquilidade a todos. Assim, a maior vantagem é dos próprios organizadores, que serão vistos como referência em profissionalismo.
Qual ambulância para evento devo contratar?
Cada tipo de evento exige cuidados diferentes com segurança e primeiros socorros. O tipo de ambulância, o tamanho da equipe e os recursos necessários para cada cobertura de evento variam de acordo com a quantidade de frequentadores, tempo de duração do evento, a localização, ambientes montados para receber o público, a faixa etária dos participantes, venda e distribuição de bebidas alcoólicas, entre outros fatores.
É fundamental que, em eventos de grande porte, a organização solicite uma estrutura específica para atender a demanda. Por exemplo: o número de equipes médicas deve ser reportado com antecedência ao Conselho Regional de Medicina para que seja realizada uma inspeção prévia.
A assistência médica necessária diante de uma grande concentração de pessoas exige a montagem de um posto médico, sala de apoio e ambulâncias. Os condutores de ambulância devem ser orientados sobre possíveis rotas de fuga até os hospitais mais próximos em casos de emergências.
Qual o período que a ambulância deve permanecer no evento?
A ambulância e a equipe de saúde deverão permanecer no local da realização do evento em todo o seu período de duração, estando presentes com antecedência de uma hora à abertura dos portões, e trinta minutos após o encerramento, posicionando-se em local estratégico, com facilidade de acesso e locomoção.
A quantidade de público ou tipo de evento interfere no tipo de ambulância a ser contratado?
Sim. Quanto maior o evento, maiores as chances de mal súbitos, infartos, AVCs, traumas, lesões e outras ocorrências, afinal, emergência médica não tem dia nem local para acontecer.
A contratação de ambulância para eventos deve considerar o porte de cada evento para oferecer o serviço adequado, além da estrutura determinada para possibilitar atendimento no caso de necessidade.
É necessário considerar o número de convites ou ingressos disponíveis para verificar a quantidade de ambulâncias para evento e equipe de atendimento médico e tudo deve ser preparado com antecedência para ser inspecionado pelo CRM.