2020
As crianças podem ter medo das máscaras. E agora?
Usar máscara agora é uma obrigação. Mas, isso pode ser assustador para as crianças. O que fazer, então?
Da mesma forma que muitas crianças têm medo de palhaço e de Papai Noel, muitas também têm medo de pessoas usando máscaras.
Isso acontece especialmente entre os menores, com menos de seis anos.
Para esses pequenos, ver os pais usando máscara quando entram ou saem de casa ou ver as pessoas lá fora fazendo isso pode ser algo assustador, desconcertante ou, até mesmo, triste.
Por quê?
Uma das principais razões para esses sentimentos é que a capacidade de “ler” rostos ainda é fraca nas crianças. Ela começa a ser desenvolvida a partir dos 6 anos de idade e só fica similar a de um adulto por volta dos 14.
Adultos e adolescentes leem o rosto com um todo. Mesmo que a pessoa esteja com metade da face coberta, eles ainda conseguem reconhecer facilmente quem é pela estrutura que o rosto tem. Conseguem, inclusive, identificar com certa facilidade as emoções transmitidas por essa pessoa, mesmo sem ver o rosto por inteiro.
Crianças, por outro lado, ainda não desenvolveram tais habilidades e se apegam a detalhes do rosto, por exemplo. Especialistas ouvidos pelo New York Times explicam que, enquanto o adulto está observando o todo, a criança está prestando atenção no formato do nariz, no tamanho dos olhos... e com a máscara cobrindo parte da face, esse reconhecimento fica mais difícil, mesmo quando se trata de rostos familiares.
Crianças também têm mais dificuldade em ler as emoções
E isso pode tornar a máscara algo ainda mais desconcertante para as crianças, pois ela encobre grande parte das expressões faciais.
Mesmo quando deparadas a expressões exageradas, os pequenos podem fazer confusão na identificação da emoção. Por exemplo, ao ver um rosto triste, podem achar que a pessoa está assustada. E ao ver uma expressão de raiva, podem considerar como se fosse um desgosto de alguém.
Se ao ver as expressões exageradas já existe
Então, o que fazer?
Os especialistas dão as seguintes sugestões:
· Que os pais coloquem e tirem a máscara repetidas vezes, para mostrar para a criança que ainda são o “papai” e a “mamãe”.
· Que usem a máscara em casa por um determinado tempo, “por diversão”, para a criança se familiarizar.
· Que durante esse período em que estejam usando a máscara em casa, “brinquem” de reconhecer as expressões faciais uns dos outros.
· Para o pequeno ficar mais à vontade ao ver as máscaras, pode-se colocar uma em seu bichinho de pelúcia favorito.
· É importante explicar para as crianças que usar máscara agora é uma maneira de ajudar os outros.
· Pode ser feita uma comparação com super-heróis, explicando que todos nós podemos ser um se usarmos a máscara, fazendo nossa parte para proteger os demais.
As crianças devem usar máscaras?
Crianças com menos de dois anos não devem usar máscara, porque existe risco de sufocamento.
Sobre as crianças maiores, a recomendação é de que usem a máscara. Porém, alguns especialistas fazem um contraponto porque, como são inquietas, podem ficar mexendo no tecido, cutucando, coçando... e de tanto levar a mão para o rosto a máscara acaba perdendo seu propósito.
Então, para a criança usar, ela precisa ser muito bem instruída sobre o que fazer e, claro, higienizar bem as mãos. Para facilitar ainda mais a adaptação, os pais podem escolher tecidos coloridos, divertidos ou de desenhos e personagens que a criança goste.
Mas, o ideal mesmo é que as crianças não saiam de casa. Crianças têm o costume de pegar em tudo, encostar em tudo, e às vezes é difícil para elas entenderem que não podem e para os pais terem 100% de controle sobre o que elas fazem.
Com essa atitude, elas podem acabar tanto se contaminando quanto levando a contaminação para outras pessoas, especialmente aos mais vulneráveis.
Portanto, se puder, mantenha seu filho em casa e fique em casa você também! Proteja quem você ama!
Cuide-se!








