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21/06
2021

Como e quando solicitar atendimento de emergência


Quando menos se espera ela aparece, sorrateira e imprevisível. Num tranquilo domingo à tarde, no meio do tumultuado dia de trabalho ou em alguma esquina de trânsito caótico.


Nem sempre as pessoas sabem como agir em casos de emergências médicas. Nessas horas, o desespero e a ansiedade impedem atitudes e decisões assertivas, mas prestar os primeiros socorros em diversas situações podem salvar vidas.


Estudos demonstram que a falta de conhecimento e habilidade para agir frente às emergências médicas contribuem para o atraso no atendimento e, muitas vezes, para o agravamento da situação.


Pensando nisso a Plus Santé que há mais de 20 anos atua neste setor, esclarece dúvidas rotineiras para evitar problemas mais sérios, bem como alerta sobre os primeiros passos do atendimento de emergência:

 

Como solicitar atendimento de emergência?


  • Entre em contato com nossa Central de Regulação Médica pelo (41) 3342-2525.
  • Descreva detalhadamente as informações mais importantes primeiro e depois se concentre em responder às perguntas do atendente. As informações colhidas são de extrema importância para definir o tipo de ambulância que será enviada e as orientações pré-chegada que serão fornecidas.
  • Explique como o incidente ocorreu e quais os sintomas que a pessoa apresenta. Ofereça informações precisas e atual sobre o estado de saúde do paciente, de forma clara e correta. Isso facilita o diagnóstico, a definição dos procedimentos a serem adotados e tipo de ambulância a ser encaminhada.
  • Forneça idade (mesmo que aproximada), sexo e localização do paciente, citando pontos de referência para facilitar a localização.
  • Caso tenha conhecimento do histórico do paciente, faça observações sobre doenças prévias e medicações.

 

Quando solicitar atendimento de emergência?

O atendimento pode ser solicitado para qualquer situação que deva ser resolvida rapidamente, por exemplo: hipoglicemia, cólica renal, fratura, ou para atendimentos imediatos, que envolvam risco de morte, por exemplo: parada cardiorrespiratória e hemorragia intensa.

  

Como reconhecer se é uma emergência?

Muitos casos podem deixar o usuário na dúvida se são só um mal-estar passageiro ou algo mais grave.

Na dúvida, é melhor procurar atendimento especializado.

Existem alguns sintomas que claramente necessitam de cuidados especiais, por isso é preciso prestar atenção e agir rapidamente.

 

São eles:


  • Dor no lado esquerdo do peito
  • Dor na parte superior do abdômen
  • Dores repentinas e intensas
  • Dormência ou formigamento nos braços
  • Suor frio
  • Alteração no nível de consciência
  • Alteração na visão
  • Tosse ou vômito com sangue
  • Dificuldade para falar
  • Dificuldade para respirar

 

Em caso de dúvidas sobre emergência, o que fazer?

Orientamos que entrem em contato com nossa Central de Regulação Médica. Diante de toda a crise e caos, esses profissionais são a calma do outro lado da linha.

O Médico Regulador estará à disposição para responder dúvidas e determinar um possível diagnóstico, optando assim, a dar orientações ou se houver necessidade, encaminhar uma ambulância até o local.

  

O que fazer antes do serviço de emergência chegar?


  • Fique perto do paciente, zelando pela sua segurança e só saia do local quando a ambulância chegar.
  • Volte a ligar se houver qualquer alteração no quadro de saúde do paciente, antes da ambulância chegar.
  • Mantenha a calma e, se possível, transmita tranquilidade ao paciente. Lembre-se que a ambulância está executando o deslocamento no menor tempo possível.
  • Não faça coisa alguma que o coloque em perigo. Lembre-se de que há profissionais treinados na ambulância que está a caminho.
  • Seguir corretamente os cuidados básicos orientado pelo Médico Regulador, esse poderá lhe guiar por telefone em como ajudar a vítima. Estes cuidados podem salvar vidas ou evitar que situações mais graves aconteçam enquanto a ambulância está a caminho.
  • Quando atendemos uma emergência médica é necessário atitudes corretas, ação rápida e de segurança.

 

Quais os principais casos de urgência e emergência?

Situações de urgência e emergência necessitam de uma ação médica imediata. Os principais casos são: hipoglicemia, cólica renal, fratura, choque anafilático (reação alérgica grave), hemorragia, dificuldades respiratórias, derrames, perda de função e/ou dormência nos braços e pernas, inconsciência/desmaio, intoxicação por alimento ou medicamento, convulsões e etc.

 

Qual a importância do serviço da Plus Santé?

Parece óbvio, mas nunca é demais relembrar: quando se fala em saúde e vida, rapidez e eficácia são primordiais. Por isso, não hesite em se conveniar a um serviço de emergências médicas profissional e confiável, para garantir toda segurança e tranquilidade naqueles momentos em que a vida pede passagem.

A Plus Santé proporciona mais conforto e tranquilidade aos seus usuários, pois garante atendimento rápido e eficiente em situações de urgência e emergência, 24 horas por dia. Conta com assistência médica qualificada e experiente e, com um serviço humanizado nos transportes e serviços de saúde.


Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar! Mande uma mensagem no chat em nosso site WhatsApp ou ligue para (41) 3342-5900.



Como e quando solicitar atendimento de emergência






Dr. Miguel Mariano Marzinek
Diretor Técnico Médico
CRM 16.675

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