emergências
41 3342 2525
comercial
41 3342 5900


Destaques

FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS E NOVIDADES.


09/05
2019

Maio amarelo


MAIO AMARELO CHEGOU TRAZENDO REFLEXÕES E NÚMEROS IMPACTANTES SOBRE A FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

 

Quem já se viu inserido no estressante trânsito das grandes cidades, também já vivenciou os sintomas de pressa, comportamentos imprudentes, tudo com o objetivo de ganhar tempo e tentar “sair do caos”. Mas na maioria das vezes, é onde a pressa é inimiga da perfeição, mais do que isso, inimiga da vida.


O alto índice de acidentes de trânsito se dá em grande parte pelos fatores mencionados acima, aliados à falta de conscientização geral da população em torno de atitudes preventivas frente ao complexo cenário do trânsito em nosso país.


O Movimento Maio Amarelo vem chamar a atenção da sociedade, de entidades, de empresas e do governo para o alto índice de feridos e mortos. Segundo a organização, 3 mil mortes são registradas todos os dias em ruas e estradas mundo afora.


Caso não sejam adotadas ações efetivas, é possível que em 2020 seja alcançada a marca de 1,9 milhão de mortes - número que subirá para 2,4 milhões em 2030. Serão, segundo as estimativas, de 20 a 30 milhões de pessoas feridas por acidentes.

 

No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017. A preocupação, porém, está em relação aos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos e vítimas com graves consequências. 


Segundo o médico ortopedista e traumatologista Dr. Wilson Sola Júnior, as principais características das vítimas de trânsito que chegam ao pronto-socorro são: adultos jovens, normalmente retornando de eventos onde foi consumido álcool, motociclista no trabalho ou lazer e vítimas de atropelamentos. 


“Cada vez mais graves e assustadoras, a complexidade das lesões e fraturas tem aumentado em todos os aspectos, sendo cada vez mais frequente aquelas com alto impacto nas atividades socioeconômicas do paciente. Em muitos casos, necessitam de várias abordagens de especialidades diferentes e tem impacto definitivo na vida esportiva, social e profissional. Pacientes com lesão neurológica definitiva, submetidos a amputações e portadores de infecções tem tratamento ao longo de toda vida.”

 

Quando se fala em ciclistas e motociclistas, a realidade é ainda mais dura, com incidência de aproximadamente 50% dos acidentes de trânsito, sendo o risco de morte 20 vezes maior do que em um automóvel


“Atualmente tem sido também expressivo o aumento de número de ocorrências envolvendo patinetes. Sem que haja uma regulamentação adequada, os números só tendem a aumentar. A conscientização da população ainda é a arma mais poderosa de que dispomos” – conclui Dr. Sola.

 


Durante todo o mês de maio, instituições governamentais, profissionais de saúde e empresas que atuam diretamente no trânsito, levantam fortemente essa bandeira de prevenção e conscientização, como sendo a mais eficaz alternativa para minimizar índices tão alarmantes.


A Plus Santé Emergências Médicas, empresa que vivencia de perto essa triste realidade, reforça o movimento para que a saúde esteja sempre na preferencial. “Lutamos diariamente para ver nossa cidade com um trânsito mais tranquilo, colaborativo e consciente. Neste mês em especial, apoiamos fortemente o Movimento Maio Amarelo, que conscientiza a população como um todo e nos ajuda em nosso propósito maior, o de abrir caminhos para a vida!”– conclui Mauren Colombo, Diretora da empresa.



Leia também:

Quando a Pressa Precisa ser Amiga da Perfeição

Abrir Caminhos para a Vida é mais que Conscientização

Surpreendido por uma Emergência Médica? E Agora?

Como Sobreviver as "ites" de uma Cidade Bipolar como Curitiba?



 



Maio amarelo
Fonte:  Dr. Wilson Sola Júnior - Médico Ortopedista eTraumatologista






Dr. Miguel Mariano Marzinek
Diretor Técnico Médico
CRM 16.675

Serviço de Ambulância Plus Santé - Rua Gonçalves Dias, 234 - Bairro Batel, Curitiba - PR - Brasil - CEP 80240340 - 41 3342 5900
Emergência 41 3342 2525 Telefone Alternativo - 41 98864 5389 - Copyright © Plus Santé Emergências Médicas S.A. 2015 -2022
Desenvolvido porDesenvolvido Lab Growth