emergências
41 3342 2525
comercial
41 3342 5900


Destaques

FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS E NOVIDADES.


31/07
2019

SORRISO EM DIA, CORAÇÃO AGRADECE (LITERALMENTE)



TOP FIVE ESPECIALISTA

EDIÇÃO 5

Profissional convidado: Dra. Adriana Costacurta - Dentista



Você já deve ter ouvido falar que a saúde bucal é vital para a saúde geral. Mas você sabia que esse “vital”, literalmente, pode estar associado a problemas cardíacos?


Segundo o Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal. 


Diversos estudos clínicos já comprovaram que a saúde bucal e algumas doenças cardíacas estão conectadas pela disseminação de bactérias - e outros germes - a partir da boca para outras partes do corpo através da corrente sanguínea, se instalando em artérias e até mesmo no coração.


Assunto desconhecido pela maioria da população, mas de suma importância e recorrência, segundo a Plus Santé, empresa que há 18 anos atua no setor de emergências médicas.


Para falar sobre esse tema e esclarecer dúvidas importantes, convidamos a dentista Dra. Adriana Costacurta, para compor o TOP FIVE ESPECIALISTA deste mês, com dicas preciosas para manutenção da saúde e bem estar dentro deste cenário:




1.     Quais as doenças ou problemas cardíacos mais comuns na associação com problemas bucais?


Doenças como a endocardite; uma infecção do revestimento interno do coração, aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligadas a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association.




2.     Quais os riscos dessas doenças para a saúde geral do paciente?


As bactérias associadas com a periodontite estão na boca e podem entrar na corrente sanguínea onde se fixam aos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular.


Mesmo que você não tenha inflamação aparente na gengiva, a higiene bucal inadequada e a placa acumulada podem resultar em doença periodontal.


A bactéria também pode migrar para a corrente sanguínea aumentando o nível de proteína C reativa, que é indicadora de inflamação dos vasos sanguíneos. Isto pode aumentar o risco de doença cardíaca e AVC.




3.     Existem perfis mais suscetíveis a esses problemas ou toda a população deve estar atenta?


Pacientes com problemas crônicos como gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada por saúde bucal precária, principalmente se ela não for diagnosticada e não for tratada.


 


4.     Quais os principais sintomas e sinais de advertência?


De acordo com a American Association of Periodontology (AAP) (Associação Americana de Periodontologia), você pode ter doença periodontal, mesmo em seus estágios iniciais, se:


- Sua gengiva está vermelha, inchada ou dolorida ao toque.


- Sua gengiva sangra quando você come, escova ou usa o fio dental.


- Você vir pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes.


- Sua gengiva parecer estar se afastando dos dentes.


- Você tiver mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca.


- Algum dente estiver mole ou se você notar que ele está se afastando dos outros dentes.


 


5.     Quais as principais medidas de prevenção para garantir a perfeita saúde bucal e, consequentemente, cardíaca?


Uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal.

Recomenda-se escovar os dentes três vezes por dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena (compacta) para que alcance todas as superfícies dentárias adequadamente.


Você também deve usar o fio dental diariamente e ir ao dentista para fazer limpezas regulares.


Ao ter uma postura proativa em relação à sua saúde bucal, você pode se proteger de doenças relacionadas e manter seu sorriso saudável, limpo e bonito por toda a sua vida.




Leia Também:

Inverno, atenção redobrada com as Doenças Sazonais

Surpreendido por uma Emergência Médica. E Agora?

Quando a Pressa é Amiga da Perfeição

Rinite, Sinusite... Como sobreviver as "ites" de uma cidade bipolar como Curitiba?




SORRISO EM DIA, CORAÇÃO AGRADECE (LITERALMENTE)
Fonte: Clínica Odontológica Costacurta






Dr. Miguel Mariano Marzinek
Diretor Técnico Médico
CRM 16.675

Serviço de Ambulância Plus Santé - Rua Gonçalves Dias, 234 - Bairro Batel, Curitiba - PR - Brasil - CEP 80240340 - 41 3342 5900
Emergência 41 3342 2525 Telefone Alternativo - 41 98864 5389 - Copyright © Plus Santé Emergências Médicas S.A. 2015 -2022
Desenvolvido porDesenvolvido Lab Growth