emergências
41 3342 2525
comercial
41 3342 5900


Destaques

FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS E NOVIDADES.


21/12
2018

VEM CHEGANDO O VERÃO, LITERALMENTE SENTIDO NA PELE


TOP FIVE ESPECIALISTA

EDIÇÃO 3

Profissional convidado: Dra. Paula Fatuch Menegotto – Dermatologista



VEM CHEGANDO O VERÃO, LITERALMENTE SENTIDO NA PELE.


Hoje inicia oficialmente o verão, mas o forte calor já vinha dando o ar de sua graça.

E que ar! Tempo extremamente abafado, ar seco e temperaturas elevadas fazem com que só se pense em praia e férias.

A proximidade do fim de ano, somado ao calor, pede malas prontas e só alegria!

Será mesmo?


Nem sempre as características climáticas dessa época do ano são totalmente favoráveis. Para algumas pessoas, inclusive, é um momento de desagradáveis reações da pele, principalmente quando não tomados os devidos cuidados. Sem falar nos riscos de exposição ao sol.


Para falar sobre esse assunto, convidamos a médica dermatologista Dra Paula Fatuch Menegotto, para compor o TOP FIVE ESPECIALISTA deste mês, com dicas preciosas para manutenção da saúde e bem estar dentro deste cenário:


1.    A onda de forte calor nas últimas semanas vem sinalizando um verão que será de altas temperaturas. Quais as principais preocupações dermatológicas, além do risco de exposição solar sem proteção? 


Dentre os riscos dermatológicos, estão os quadros de alergias de pele, como urticária ou dermatites. Principalmente para as crianças a famosa brotoeja e uma maior tendência de micoses nessa fase do ano.


O ressecamento da pele pode gerar sensação de coceira e ressecamento da área dos olhos, uma das regiões onde a pele é mais fina.



2.    Nestes casos, quais os principais cuidados que devem ser tomados ou ações para minimizar os efeitos danosos?


Uso de roupas leves e frescas, banhos rápidos e com temperaturas mais amenas, hidratação da pele após o banho, ingestão adequada de líquidos e evitar deixar roupas com suor secar no corpo.



3.    Falando especificamente da exposição direta ao sol, além do problema de câncer de pele, que sabemos ser decorrente da falta de proteção adequada, quais os outros problemas acarretados e riscos desta prática?


A prática da exposição solar pode acarretar queimaduras solares agudas e quadros de insolação, desidratação, que pode resultar em quadros de queda de pressão, com tonturas e desmaios.



4.    Ainda sobre a exposição ao sol, há boatos de que fatores de proteção solar menor do que 15 e maior do que 50 não funcionam proporcionalmente à promessa vendida. Essa informação é verdadeira ou falsa? Por quê?


Esses fatores de proteção se referem a uma medida técnica de proteção ao sol que não quer dizer que corresponda um filtro FPS 30 ao dobro da potência de um de 15. Mas a proteção de um filtro 50 é maior do que um com fator de proteção menor. Vale lembrar que a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é de uso de fator de proteção no mínimo de 30.


 

5.    Para finalizar, quais as dicas da especialista do mês para quem não quer abrir mão de pegar aquele bronzeado?

É possível preparar a pele antes e depois para resultados mais efetivos e seguros? 


Hidratar a pele com o uso de creme logo após o banho e com a ingestão de água. 


Consumir alimentos com betacaroteno (nesses casos, cuidado àqueles com tendência de manchas de face, como o famoso melasma, pois pode piorar).


Usar protetor solar mesmo quem quer se bronzear, talvez demore um pouco mais para aparecer, mas gera aquele bronzeado mais duradouro.


Lembrar dos protetores físicos, como óculos de sol, boné e guarda-sol, pois a pele não perdoa, tanto no envelhecimento quanto no risco de câncer de pele.



Leia Também Outras Edições TOP 5 Especialistas:

Como Sobreviver as "Ites" de uma Cidade Bipolar como Curitiba? - Dra. Claudia Ciuffi - Endocrinologista

A Proximidade do Verão e os Riscos das Dietas Milagrosas - Dr. Fabiano Lago - Endocrinologista



VEM CHEGANDO O VERÃO, LITERALMENTE SENTIDO NA PELE


Fonte: Dra. Paula Fatuch Menegotto






Dr. Miguel Mariano Marzinek
Diretor Técnico Médico
CRM 16.675

Serviço de Ambulância Plus Santé - Rua Gonçalves Dias, 234 - Bairro Batel, Curitiba - PR - Brasil - CEP 80240340 - 41 3342 5900
Emergência 41 3342 2525 Telefone Alternativo - 41 98864 5389 - Copyright © Plus Santé Emergências Médicas S.A. 2015 -2022
Desenvolvido porDesenvolvido Lab Growth