emergências
41 3342 2525
comercial
41 3342 5900


Destaques

FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS E NOVIDADES.


11/03
2020

Você está preparado para situações de urgência e emergência?


Situações de urgência e emergência são sempre desafiadoras e, cá entre nós, ninguém quer passar por elas.

Mas não é porque não queremos que vamos fingir que elas não existem ou que não podem acontecer com qualquer um de nós, a qualquer momento.

Por isso, é importante estarmos preparados e termos uma noção dos primeiros passos, pois as atitudes que tomamos frente a essas situações podem fazer toda a diferença no desfecho da história.

 

Por onde começar?

O mais importante é não se desesperar e se concentrar em salvar vidas (tanto a sua quanto a de todos que estiverem envolvidos). Isso inclui ter consciência de que você não pode proceder do jeito que imagina ser o mais adequado, pois muitas situações requerem um atendimento técnico especializado.

Então, a primeira atitude a se tomar é justamente procurar por esse atendimento. Ligue para a sua central de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência e converse com o atendente:

·         Deixe claro o que está acontecendo, a gravidade da situação e se alguém está apresentando um estado mais crítico e precisa de atendimento urgente (no caso de um acidente, por exemplo).

·         Diga exatamente onde você está (endereço, pontos de referência...).

·         A idade aproximada e o sexo do paciente também são questões muito importantes neste momento. Se for alguém que você conhece, procure dizer tudo o que sabe a respeito da pessoa (histórico, doenças pré-existentes...).

·         Mais perguntas podem ser feitas a você. Procure respondê-las da maneira mais clara possível.

·         Algumas orientações serão passadas até a chegada da ambulância. Siga-as à risca!


Enquanto isso...

Existem alguns procedimentos que você pode adotar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de dificuldade. Abaixo estão listadas 8 ocorrências comuns, nas quais você pode fazer toda a diferença se souber como agir:

 

  • 1. Perda de consciência.

Mantenha a cabeça do paciente de lado, pois evita que ele aspire líquidos. Não use nada para tentar acordá-lo (álcool, amônia, etc.).

 

  • 2. Crise Asmática.

Ventile o local. Abra as janelas e portas. Não medique sem orientação prévia. Procure acalmar a pessoa.

 

  • 3. Convulsão.

Afaste objetos próximos do paciente, para evitar que se machuque. Nunca o segure ou amarre. Tente evitar que morda a própria língua, mas nunca coloque o dedo dentro da boca. Procure manter a pessoa de lado, para impedir que ela aspire a própria saliva. Não permita a ingestão de nada, durante ou mesmo após a crise.

 

  • 4. Diabetes.

Em caso de sonolência, tremor, suor, dê açúcar, refrigerantes "cola", suco de frutas açucarado ou balas.

 

  • 5. Queimaduras.

Não utilize receitas caseiras, como colocar pasta de dente, manteiga, azeite, unguentos, etc. Lave a região afetada com água corrente em temperatura ambiente sem interromper, até a chegada da equipe médica. Mantenha a calma!

 

  • 6. Intoxicação Medicamentosa.

Busque saber qual remédio foi ingerido. Caso saiba, mostre a embalagem ao médico. Em caso de vômitos, mantenha o paciente de lado e deitado. Não dê nada para ele ingerir.

 

  • 7. Dor no peito, tipo queimação, irradiada para braço esquerdo, queixo, face ou dorso (costas).

Evite esforços, mantenha o local arejado e mantenha a tranquilidade. Nunca deixe o paciente só. 

 

  • 8. Choque Alérgico.

Não permita ingestão de sólidos e líquidos. Nunca medique antes da avaliação do médico. Em caso de picada de abelha, retire rapidamente o ferrão e faça compressa fria no local.

 

Esperamos que você não precise, mas se precisar, queremos que essas dicas ajudem você a tomar as atitudes mais certeiras nesses momentos de tanta dificuldade!

 

Se você já é cliente Plus Santé, lembre-se que também pode contar com a orientação médica por telefone, 24 horas por dia!


Obs.: Recomendamos que você salve essas instruções e as tenha sempre em mãos, pois nunca se sabe quando serão necessárias. Para facilitar, fizemos um quadro ilustrativo que você pode salvar:



Leia Também:

Surpreendido por uma Emergência Médica. E agora?

Abrir Passagem para Ambulâncias






Você está preparado para situações de urgência e emergência?






Dr. Miguel Mariano Marzinek
Diretor Técnico Médico
CRM 16.675

Serviço de Ambulância Plus Santé - Rua Gonçalves Dias, 234 - Bairro Batel, Curitiba - PR - Brasil - CEP 80240340 - 41 3342 5900
Emergência 41 3342 2525 Telefone Alternativo - 41 98864 5389 - Copyright © Plus Santé Emergências Médicas S.A. 2015 -2022
Desenvolvido porDesenvolvido Lab Growth