2020
Você está preparado para situações de urgência e emergência?
Situações de urgência e emergência são sempre desafiadoras e, cá entre nós, ninguém quer passar por elas.
Mas não é porque não queremos que vamos fingir que elas não existem ou que não podem acontecer com qualquer um de nós, a qualquer momento.
Por isso, é importante estarmos preparados e termos uma noção dos primeiros passos, pois as atitudes que tomamos frente a essas situações podem fazer toda a diferença no desfecho da história.
Por onde começar?
O mais importante é não se desesperar e se concentrar em salvar vidas (tanto a sua quanto a de todos que estiverem envolvidos). Isso inclui ter consciência de que você não pode proceder do jeito que imagina ser o mais adequado, pois muitas situações requerem um atendimento técnico especializado.
Então, a primeira atitude a se tomar é justamente procurar por esse atendimento. Ligue para a sua central de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência e converse com o atendente:
· Deixe claro o que está acontecendo, a gravidade da situação e se alguém está apresentando um estado mais crítico e precisa de atendimento urgente (no caso de um acidente, por exemplo).
· Diga exatamente onde você está (endereço, pontos de referência...).
· A idade aproximada e o sexo do paciente também são questões muito importantes neste momento. Se for alguém que você conhece, procure dizer tudo o que sabe a respeito da pessoa (histórico, doenças pré-existentes...).
· Mais perguntas podem ser feitas a você. Procure respondê-las da maneira mais clara possível.
· Algumas orientações serão passadas até a chegada da ambulância. Siga-as à risca!
Enquanto isso...
Existem alguns procedimentos que você pode adotar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de dificuldade. Abaixo estão listadas 8 ocorrências comuns, nas quais você pode fazer toda a diferença se souber como agir:
1. Perda de consciência.
Mantenha a cabeça do paciente de lado, pois evita que ele aspire líquidos. Não use nada para tentar acordá-lo (álcool, amônia, etc.).
2. Crise Asmática.
Ventile o local. Abra as janelas e portas. Não medique sem orientação prévia. Procure acalmar a pessoa.
3. Convulsão.
Afaste objetos próximos do paciente, para evitar que se machuque. Nunca o segure ou amarre. Tente evitar que morda a própria língua, mas nunca coloque o dedo dentro da boca. Procure manter a pessoa de lado, para impedir que ela aspire a própria saliva. Não permita a ingestão de nada, durante ou mesmo após a crise.
4. Diabetes.
Em caso de sonolência, tremor, suor, dê açúcar, refrigerantes "cola", suco de frutas açucarado ou balas.
5. Queimaduras.
Não utilize receitas caseiras, como colocar pasta de dente, manteiga, azeite, unguentos, etc. Lave a região afetada com água corrente em temperatura ambiente sem interromper, até a chegada da equipe médica. Mantenha a calma!
6. Intoxicação Medicamentosa.
Busque saber qual remédio foi ingerido. Caso saiba, mostre a embalagem ao médico. Em caso de vômitos, mantenha o paciente de lado e deitado. Não dê nada para ele ingerir.
7. Dor no peito, tipo queimação, irradiada para braço esquerdo, queixo, face ou dorso (costas).
Evite esforços, mantenha o local arejado e mantenha a tranquilidade. Nunca deixe o paciente só.
8. Choque Alérgico.
Não permita ingestão de sólidos e líquidos. Nunca medique antes da avaliação do médico. Em caso de picada de abelha, retire rapidamente o ferrão e faça compressa fria no local.
Esperamos que você não precise, mas se precisar, queremos que essas dicas ajudem você a tomar as atitudes mais certeiras nesses momentos de tanta dificuldade!
Se você já é cliente Plus Santé, lembre-se que também pode contar com a orientação médica por telefone, 24 horas por dia!
Obs.: Recomendamos que você salve essas instruções e as tenha sempre em mãos, pois nunca se sabe quando serão necessárias. Para facilitar, fizemos um quadro ilustrativo que você pode salvar:
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