emergências
41 3342 2525
comercial
41 3342 5900


Destaques

FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS E NOVIDADES.


13/05
2020

Como cuidar da saúde mental das crianças durante a pandemia



Praticamente todas as crianças do mundo (cerca de 99%) estão sofrendo algum tipo de restrição devido à pandemia do novo coronavírus e 1,5 bilhão estão fora da escola, segundo dados do Fórum Econômico Mundial.


Elas podem estar sentindo os efeitos emocionais disso, por isso é muito importante prestar atenção à forma como estão agindo.


Segundo o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), as crianças respondem ao estresse de maneiras diferentes. Os sinais podem ser emocionais (ansiedade, irritabilidade, agitação...), comportamentais (podem ficar mais “grudentos” ou distantes, retraídos), ou físicos (podem sentir dores).


As mudanças de comportamento mais comuns


·         Choro ou irritação excessiva em crianças pequenas;

·         Retorno de comportamentos que já haviam sido superados (como xixi na cama, por exemplo);

·         Preocupação ou tristeza excessiva;

·         Hábitos alimentares ou de sono não saudáveis;

·         Dificuldade em prestar atenção ou se concentrar;

·         Dores de cabeça inexplicáveis ​​ou dores no corpo.

 

O que os pais podem fazer?

 

Para lidar com a saúde mental das crianças, alguns pontos são fundamentais:


·         Ouça e acolha – crie um ambiente seguro e solidário para que a criança possa se expressar, falar o que sente. É provável que ela confie em você para interpretar seus sentimentos. Ouça suas preocupações e dê a ela ainda mais amor e atenção.


·         Converse sobre o que está acontecendo – muita coisa mudou na rotina do seu filho, então, não adianta tentar esconder a realidade. Explique a situação de uma forma que seja compreensível e responda honestamente as perguntas que ele tiver. Explique também todos os cuidados que a família está tomando para se proteger.


·         Seja modelo – a forma como você responde à situação é muito importante, porque a criança procura pistas emocionais nos adultos que são importantes para ela. Procure manter a calma e converse com ela sobre como você lida com seu próprio estresse. Além disso, lave as mãos correta e frequentemente, durma bem, pratique exercícios, tenha uma alimentação saudável, conecte-se com amigos e familiares... e incentive a criança a fazer o mesmo.


·         Crie uma nova rotina – a rotina é especialmente útil neste momento, porque proporciona às crianças uma sensação maior de segurança. Monte um planejamento diário que inclua tempo para aprender, brincar e relaxar. Pense em atividades que permitam que a criança gaste energia, mesmo dentro de casa. Incentive jogos e brincadeiras que estimulem a cognição e a criatividade. Mantenha a rotina de sono, respeitando os horários de dormir e acordar que já eram normais.


·         Limite a exposição que a família tem aos noticiários – muita exposição às notícias só vai aumentar a ansiedade da criança (e de todos), mas cortar totalmente também não é útil. Evite mudar de canal ou fechar websites quando a criança se aproxima, isso só a deixa ainda mais curiosa e pode alimentar sua imaginação (negativamente).


 

“Meu herói é você”


O IASC (sigla em inglês para Comitê Permanente entre Agências), fórum interinstitucional de parceiros humanitários da ONU, fez uma pesquisa ouvindo mais de 1.700 crianças, pais, cuidadores e professores de 104 países para saber como estavam lidando com a pandemia do novo coronavírus. O resultado dessa pesquisa é o My Hero is You, um livro de histórias para crianças que as ajuda a entender melhor a Covid-19 e como podem se proteger.


O livro pode ser baixado em diversas línguas, inclusive português, clique aqui. 

 

Vale a pena a leitura em família!

 

Esperamos que essas dicas o ajudem a tranquilizar as crianças da sua casa e mantê-las bem e em paz... porque é isso que elas precisam e merecem!!



Leia Também::







Como cuidar da saúde mental das crianças durante a pandemia






Dr. Miguel Mariano Marzinek
Diretor Técnico Médico
CRM 16.675

Serviço de Ambulância Plus Santé - Rua Gonçalves Dias, 234 - Bairro Batel, Curitiba - PR - Brasil - CEP 80240340 - 41 3342 5900
Emergência 41 3342 2525 Telefone Alternativo - 41 98864 5389 - Copyright © Plus Santé Emergências Médicas S.A. 2015 -2022
Desenvolvido porDesenvolvido Lab Growth