2020
O cuidado com a sua alimentação saiu dos trilhos? Saiba o que você pode fazer!
Brincadeiras e memes sobre ganhar peso na quarentena não faltam...
Motivos para “sair dos trilhos” também não...
A quebra de rotina, por exemplo, bagunçou os horários reservados para as refeições e também a antecedência com que eram planejadas, visto que muitas pessoas preparavam em casa as marmitas que levariam para o trabalho. A falta de uma agenda estruturada pode tornar difícil a reimplementação desses hábitos saudáveis no nosso dia a dia.
Além disso, o trabalho remoto, adotado por muitas companhias como uma forma de evitar a propagação do novo coronavírus, amplia o acesso a guloseimas e lanches fora de hora, afinal, estamos trabalhando onde a comida está: na nossa casa!
Por último, mas não menos importante (e impactante) estão os gatilhos emocionais. Quando nos sentimos tristes, sozinhos, preocupados, estressados, ou mesmo entediados, é normal procurarmos “conforto” na comida. E dificilmente a comida “confortante” será uma maçã...
O problema é que essa ruptura nos hábitos alimentares saudáveis que havíamos construído pode ser prejudicial para o nosso bem-estar, para nossa imunidade e até para a nossa produtividade.
O que fazer, então?
A boa notícia é que nunca é tarde para virar esse jogo.
Separamos aqui algumas dicas que especialistas deram ao blog do Hospital Cleveland Clinic (EUA):
Foque na qualidade
Escolha alimentos que podem fazer bem para você ou para o seu sistema imunológico, como proteínas magras, frutas e vegetais ricos em antioxidantes.
“Cheque” a sua fome
Antes de fazer um lanche, pergunte-se se está realmente com fome. Pode
ser que você esteja se sentindo ansioso, entediado, triste, estressado. Nesses
casos, o melhor a se fazer é procurar alguma outra forma de se distrair, como
brincar um pouco com as crianças, ligar para alguém querido, assistir alguma
coisa, ou mesmo fazer um chá!
Planeje as suas refeições
Da mesma forma como você planeja os outros afazeres do seu dia, planeje os horários em que as refeições vão se encaixar nele, inclusive os lanches – e tente evitar aquelas “beliscadinhas” fora do horário estipulado.
Além do horário, planeje também o que você vai comer, para tornar esse processo mais ágil e evitar que na correria você acabe optando por algo mais rápido, mas nem sempre tão saudável.
Certifique-se de realmente comer
Talvez você esteja tão focado em um projeto que, quando vê, passou o dia inteiro e você não comeu nada. Isso vira uma verdadeira bagunça que pode, inclusive, afetar sua produtividade. Se for necessário, defina alarmes no relógio para que você se lembre de se alimentar.
Desista do tudo ou nada
Muitas vezes exageramos nos exageros porque prometemos a nós mesmos que vamos começar a dieta perfeita amanhã ou na segunda-feira. Acontece que, na maioria dos casos, dietas perfeitas não existem. Então, apenas aceite que você deu uma escorregada, e escolha opções mais leves e saudáveis para a próxima refeição.
Não tente compensar
Não adianta ficar praticamente sem comer, não tomar café da manhã ou não almoçar porque comeu demais ontem. Isso só servirá para o deixar faminto.
Livre-se das tentações
É mais fácil resistir se não estiver ao seu alcance. Tente não ter em casa salgadinhos, doces e outros tipos de comida que podem ser irresistíveis. Aqueles que você quer comer um, mas acaba comendo tudo. Se não tiver isso em casa, será mais fácil!
Concentre-se na sua refeição
Comer pensando em outra coisa, enquanto trabalha ou mesmo assistindo TV
pode diminuir a sensação de saciedade, levando você a comer mais. Além disso,
desse modo fica fácil acabar com um pacote de salgadinho sem nem notar o sabor.
Por isso, na hora de se alimentar, concentre-se no que está comendo. Sinta o
cheiro, o gosto, a textura. Assim, você desfrutará mais da refeição e se
sentirá mais disposto para o resto do dia!
Pratique a autocompaixão
Seja gentil consigo mesmo. Isso é importante sempre, imagine, então, em um momento tão desafiador quanto este que estamos vivendo.
Esperamos que essas dicas te ajudem a construir ou resgatar hábitos saudáveis de alimentação, para passar por tudo isso com mais força, disposição e de bem com você!








