2020
Os benefícios do exercício físico para a saúde
Se você estiver pensando em melhorar sua saúde, sua
qualidade de vida ou seu bem-estar emocional, uma coisa é certa: você vai
precisar incluir os exercícios físicos na sua rotina!
A prática regular de atividade física melhora praticamente tudo!
Para te convencer disso, elencamos aqui os oito principais benefícios que ela oferece para o corpo e para a mente:
Combate a depressão
O exercício promove vários tipos de alteração no cérebro, como crescimento neural, redução de inflamação e desencadeamento de novos padrões que proporcionam sensação de calma e bem-estar.
Além disso, também libera endorfina, uma substância química capaz de nos energizar e de fazer com que nos sintamos bem.
Por fim, também funciona como uma distração, interrompendo o ciclo de pensamentos negativos.
Um estudo recente revela que correr 15 minutos por dia ou caminhar por uma hora reduz em 26% o risco de sofrer de depressão.
Leia também: Como manter a saúde mental em meio a pandemia.
Reduz a ansiedade e o estresse
A prática de atividades físicas eleva os níveis de dopamina, noradrenalina e serotonina no cérebro, o que influencia positivamente o humor, a ansiedade, o foco e a atenção.
Além disso, ao liberar endorfina, o exercício auxilia a relaxar os músculos e aliviar a tensão do corpo (geralmente provocada pelo estresse).
Adicionar a atenção plena a esses benefícios naturais do exercício pode trazer um resultado ainda mais positivo, pois interrompe o fluxo de preocupações constantes.
Para conseguir isso, tente prestar atenção no ritmo da sua respiração, nos pés batendo no chão, ou no vento soprando sobre a sua pele.
Saiba mais como aliviar o estresse, a tristeza e a ansiedade aqui!
Eleva a autoestima
Ao fazer do exercício um hábito, à medida que você vai percebendo melhorias no seu condicionamento físico, vai também se sentindo mais forte e confiante. Além disso, também fará as “pazes” com o espelho e se sentirá melhor com a própria aparência.
Melhora a qualidade do sono
O exercício pode ajudar a regular os padrões do seu sono. Estudos indicam que o consumo de energia que ocorre durante a prática de atividade física estimula os processos de reparação durante o sono.
Faz bem para os ossos e para os músculos
A prática de atividades físicas ajuda a construir e a manter músculos e ossos fortes.
Libera hormônios que aumentam a capacidade dos músculos em absorver aminoácidos, o que os ajuda a crescer e reduz sua deterioração, com o passar da idade.
Além disso, auxilia a aumentar a densidade óssea em jovens e a prevenir a osteoporose em idosos.
Aumenta os níveis de energia
A prática regular de exercícios físicos é capaz de aumentar naturalmente os níveis de energia de uma pessoa, inclusive daquelas que sofrem de síndrome de fadiga crônica.
O aumento intencional da frequência cardíaca algumas vezes por semana eleva a disposição. Por isso, o recomendado é começar a se exercitar por alguns minutos por dia e ir estendendo o tempo à medida que for se sentindo mais energizado.
Reduz o risco de contrair doenças crônicas
Exercitar o corpo fortalece o coração e melhora a circulação, aumentando o fluxo sanguíneo. Isso contribui para o aumento dos níveis de oxigênio no corpo, o que ajuda a diminuir a pressão arterial, os níveis de triglicerídeos, o colesterol alto e o risco de doenças cardíacas.
Além disso, ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e contribui para o melhor funcionamento da insulina, o que afasta a possibilidade de contração da diabetes tipo 2.
Como continuar praticando exercícios físicos durante a pandemia do novo coronavírus?
A necessidade de se manter em casa para evitar a propagação do novo coronavírus tem desanimado algumas pessoas para a prática de exercícios físicos.
Mas não podemos deixar isso acontecer! Além de todos os benefícios que vimos acima, a prática regular de atividades físicas contribui para a boa imunidade!
Por isso, a recomendação é: mantenha-se ativo!
Se o seu problema for “como”, aqui vão algumas dicas:
- Faça do exercício uma atividade em família: convide as pessoas que moram com você, incluindo seus filhos, a se exercitarem junto. Além de melhorar a saúde, também vira uma atividade de lazer e de fortalecimento do vínculo familiar.
- Use as tarefas domésticas: varrer, esfregar, tirar pó... tudo isso pode exercitar os músculos das pernas e dos braços se for feito em ritmo acelerado.
- Aproveite os intervalos comerciais: muitas pessoas estão assistindo mais a programas de televisão. Se esse é o seu caso, aproveite os intervalos para fazer polichinelos, agachamentos, flexões...
- Movimente-se mais pela casa: caminhe pelo corredor enquanto estiver em uma ligação. Se tiver escadas, suba e desça algumas vezes durante o dia.
- Aproveite a tecnologia: algumas academias estão fornecendo aulas on-line. Se você não está matriculado, o YouTube é um ótimo recurso gratuito para a prática de exercícios. Lá você encontra praticamente qualquer tipo de exercício, com a duração e intensidade que estiver procurando!
Por quanto tempo é preciso se exercitar?
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que jovens e adultos que têm entre 18 e 64 anos façam, por semana, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.
Praticar 150 minutos por semana é o equivalente a 30 minutos por dia, de segunda a sexta.
Pode ser tanto 30 minutos de uma vez só, quanto duas sessões de 15 minutos ou três de 10.
O que importa é não ficar parado!
A prática regular de atividades físicas é um dos principais pilares para ter uma boa qualidade de vida. Saiba mais sobre como ter uma boa qualidade de vida aqui.
Que tal conferir nosso próximo artigo: Como aumentar nossa imunidade.








