2020
Qualidade de Vida
Como manter a qualidade de vida durante a pandemia da COVID-19
A qualidade de vida de muitas pessoas está sendo desafiada devido a este momento atípico em que estamos vivendo. Não apenas desafiada, mas também, em alguns casos, ainda mais longe de ser conquistada.
O que é qualidade de vida
Em primeiro lugar, precisamos entender o que significa qualidade de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Como a própria definição sugere, a qualidade de vida é algo subjetivo e individual. Envolve a satisfação que a pessoa tem com a sua própria vida, sua saúde física, seu bem-estar mental e espiritual, seus relacionamentos sociais, sua independência, suas finanças, além de outros aspectos da vida.
Precisamos cuidar para não terceirizar a responsabilidade pela nossa qualidade de vida
Se focarmos em “outros aspectos da vida” podemos correr o risco de terceirizar a responsabilidade pela nossa qualidade de vida a situações adversas que nos cercam ou que acontecem conosco, e aqui estaria o gancho perfeito para culparmos o novo coronavírus ou o isolamento social.
Sim, sabemos que este período está sendo muito difícil e não estamos, de maneira alguma, questionando isso ou minimizando o desgaste emocional que uma pandemia é capaz de gerar.
O que queremos enfatizar é que a qualidade de vida depende muito mais de nós – e dos nossos hábitos – do que podemos imaginar!
Repensando os hábitos
Isso mesmo, depende dos nossos hábitos! O estado em que sua vida está e a qualidade que ela tem agora são reflexos dos hábitos que você adota no dia a dia! E mais: um estudo da Duke University revelou que 45% de todas as coisas que fazemos diariamente são resultado dos nossos hábitos!
Então, a questão é: quer melhorar sua qualidade de vida?
Se a resposta for sim, a primeira coisa que você tem que fazer é repensar seus hábitos! E isso com ou sem pandemia!
Para te ajudar nessa, reunimos aqui uma série de hábitos saudáveis e simples, que você pode incorporar à sua rotina hoje mesmo!
Adote esses hábitos para melhorar sua qualidade de vida
Durma bem: ter uma boa noite de sono é fundamental para a reposição das energias. Enquanto dormimos, o corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema neurológico, imunológico e outros.
Beba bastante água: a água é fundamental para manter o corpo hidratado.
Com isso, consegue regular a temperatura corporal e auxiliar na absorção e
transporte dos nutrientes. A recomendação é que sejam ingeridos dois litros de
água por dia, o que equivale a aproximadamente 8 copos.
Tenha uma alimentação saudável: mantenha uma dieta balanceada, evite alimentos processados e cuide com o excesso de sódio, açúcar e álcool.
Pratique exercícios físicos regularmente: esse certamente é um dos principais hábitos para quem quer melhorar a qualidade de vida... e a saúde! A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que jovens e adultos que têm entre 18 e 64 anos façam, por semana, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.
Seja grato: a gratidão nos ajuda a perceber as pequenas coisas boas que acontecem todos os dias e que podem passar despercebidas. É a porta de entrada para a felicidade!
Sorria mais: quando sorrimos, o corpo envia um “recado de positividade”
para a mente, que se ajusta à expressão facial. As pessoas que sorriem mais e
genuinamente têm mais paz de espírito e equilíbrio emocional.
Gerencie seu tempo: esse é o segredo de ouro da qualidade de vida. O tempo é um recurso escasso e você deve aproveitá-lo da melhor forma possível. E para isso, uma dica muito útil é perceber e respeitar seu horário biológico, inclusive remanejando as atividades mais importantes para os períodos em que você se sente mais alerta.
Procure inspiração: é difícil se manter motivado por muito tempo, especialmente em meio a uma crise. Então, leia, assista a vídeos, conheça a história de pessoas que alcançaram seus objetivos... Programe esse “momento de inspiração” conforme sua disponibilidade de tempo, mas seja consistente – inspire-se diariamente.
Nunca pare de aprender: invista seu tempo para aprender alguma coisa nova. Pode ser pouco tempo, mas que seja com frequência. Aprenda uma nova língua, faça um curso on-line, assista a TED Talks. Nesta quarentena, muitas plataformas disponibilizaram cursos gratuitos ou a preços reduzidos. Procure algo que seja do seu interesse e vá em frente!
Seja generoso: doe seu bem mais precioso – seu tempo – para fazer o bem
para outras pessoas. Isso nos ajuda a tirar um pouco o foco de nós mesmos e dos
nossos problemas e a contribuir com a sociedade. A recompensa é intangível e
inestimável!
Economize: uma grande lição que o surto do novo coronavírus nos trouxe foi que, definitivamente, nós não temos controle sobre o dia de amanhã. E não tem como falar de qualidade de vida em um sentido mais amplo, se não tivermos nem condições de nos sustentar.
Isso é necessidade básica. Então, faça já um planejamento financeiro que te permita economizar alguma quantia todos os meses. O ideal é que você tenha uma poupança capaz de te sustentar por pelo menos seis meses, pensando em se precaver de possíveis calamidades do futuro.
Tenha tempo para você: faça todos os dias alguma coisa (mesmo que pequena) que te ajude a se conectar com você mesmo. Ouça sua música favorita, assista ao nascer ou pôr do sol... qualquer coisa que você ame, que te traga paz de espírito e que te faça resgatar sua autenticidade.
Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar sua qualidade de vida, tanto agora – em meio à pandemia do novo coronavírus – quanto em longo prazo!
Leia tambem:








